19
Oct 2017

Desenvolvimento infantil aliado às novas tecnologias


A Educação Infantil é considerada como uma das principais fases de desenvolvimento humano, em que novas experiências devem ser estimuladas a fim de contribuir para o crescimento pessoal. 

A tecnologia faz parte da nossa vida e, sem sombra de dúvidas, é também uma importante ferramenta pedagógica por oferecer à criança um universo de possibilidades, que vão além do tradicional quadro negro.

Ferramentas com diversas funcionalidades, como smartphones, tablets e computadores, desenvolvem novas habilidades dentro e fora da sala de aula. Portanto, aliar a educação das crianças à tecnologia é garantir acesso a infinitas possibilidades. 

Educação com mais qualidade

Dispositivos e aplicativos em sala de aula ampliam o conhecimento e proporcionam novos caminhos para o ensino, com novas metodologias e estratégias para aperfeiçoar o aprendizado.

Educar com tecnologia cria um conjunto de soluções que reúne conhecimento, curiosidade e ensino. As crianças começam a tomar gosto pelo estudo e participam de um ensino integrado e de qualidade, com aulas mais interativas e dinâmicas, que saem da rotina. O ambiente escolar deve incentivar a interação entre alunos e professores, despertando a vontade de aprender, a partir de interesses.

Os recursos tecnológicos proporcionam inúmeros benefícios ao processo da educação e desenvolvimento infantil. Podem auxiliar alunos com dificuldades de aprendizagem, por meio de plataformas online que reforçam o conteúdo. Tudo pode ser personificado, somando um bom desempenho escolar e despertando o entusiasmo pelos estudos.

Primeiros passos

É importante que as instituições levem essa prática para dentro do ambiente escolar, permitindo novas experiências. A definição das tecnologias educacionais, que vão ser utilizadas pelas crianças, é uma das principais etapas nesse processo, que deve acontecer de forma gradativa e respeitando os limites necessários de cada um. Os novos experimentos estimulam também importantes habilidades para o desenvolvimento do aluno, como a coordenação motora, a autonomia e a linguagem.

A escola precisa ser um espaço que fomenta a colaboração, a integração e a abertura para os outros estarem em conjunto. Aguçar a curiosidade pode ser algo desafiador e prazeroso para as crianças, tudo isso depende do planejamento do educador. As novas tecnologias trazem importantes benefícios, como: incentivar a comunicação, a criatividade e o pensamento crítico.



Fonte: Instituto MRV
Compartilhe