10
Aug 2017

Método Montessori ajuda no desenvolvimento infantil

Você conhece a educadora italiana Maria Montessori e seu revolucionário método para a educação infantil? Pois saiba que, para renomados especialistas, este conjunto de ações tem o poder de transformar a educação de crianças. A metodologia enfatiza a liberdade de aprendizagem com apoio de professores e, principalmente, dos pais. 

O método de Montessori ajuda no desenvolvimento da responsabilidade dos pequenos, ao mesmo tempo que contribui para a aquisição de novos conteúdos. Para a educadora, a escola deve se tornar um espaço onde a criança possa aflorar suas próprias habilidades de uma forma mais livre, a partir de materiais de ensino especialmente criados para este tipo de aprendizado. O método também defende que a criança deve ser estimulada a realizar tarefas por conta própria, livre de contextos rígidos ou cobranças mensais.

Sobre este aspecto, Montessori elaborou uma tabela que relaciona pequenas atividades que cada criança pode fazer para ajudar no seu desenvolvimento, a partir de determinada idade. Geralmente, são ações corriqueiras do dia a dia, realizadas em casa, que favorecem a independência pessoal e, como consequência, no aprendizado escolar. (veja a tabela ao fim da matéria).

A perspectiva pedagógica de Maria Montessori contribui para que a criança desenvolva uma personalidade harmoniosa e equilibrada. E, vale ressaltar: o apoio, a orientação e o cuidado dos pais são fundamentais para educar crianças felizes, adultos independentes e boas pessoas no futuro.



Fonte: Instituto MRV
Compartilhe