Vila em Progresso

O Projeto Vila em Progresso prevê o acesso à informação, cultura, recreação e educação para crianças e jovens de até 24 anos na Vila Progresso, uma comunidade em extrema vulnerabilidade na zona leste de São Paulo. Através de cursos de inglês, informática, programação, empreendedorismo, direitos humanos, reforço escolar e oficinas de assuntos diversos que abordarão temas como autoconhecimento, desenvolvimento sustentável, fotografia, reciclagem, direito da mulher, inclusão e acesso ao mercado de trabalho, queremos promover o desejo e a alegria da descoberta através do aprendizado. Entendemos que para criarmos uma sociedade sustentável precisamos desenvolver cidadãos capazes de exercer sua cidadania em toda sua plenitude. Para isso, é necessário não só que conheçam seus direitos e deveres mas que tenham acesso a eles de maneira inclusiva, pois somente através da compreensão da realidade conseguimos buscar soluções para transformar o nosso mundo.

O Projeto

Entendemos que para criarmos uma sociedade sustentável precisamos desenvolver cidadãos capazes de exercer sua cidadania em toda sua plenitude. Para isso, é necessário não só que conheçam seus direitos e deveres, mas que tenham acesso a eles de maneira inclusiva, pois somente  por meio da compreensão da realidade conseguimos buscar soluções para transformar o nosso mundo.

Por compactuar com esses valores, o Projeto Vila em Progresso foi um dos selecionados entre os vencedores do Educar para Transformar – 4ª Chamada Pública de Projetos. O projeto garante o acesso à educação, informação, cultura e recreação para crianças e jovens de até 24 anos na Vila Progresso, uma comunidade em extrema vulnerabilidade na zona leste de São Paulo. O objetivo é promover o desejo e a alegria da descoberta, por meio do aprendizado.

Para tornar tudo isso realidade, ao longo desses meses o Instituto MRV, por meio do programa Educar para Transformar – 4ª Chamada Pública de Projetos, investiu em inúmeros aspectos. Um deles é uma sala de aula equipada: além de melhoria do espaço a ser utilizado, foram adquiridos computadores, impressora, artigos esportivos, equipamentos de fotografia, projetor, lousa, quadro de avisos, pufes para o espaço leitura, dentre outros. 

Agora, os beneficiados pelo Vila em Progresso têm tudo ao alcance para aprender mais e melhor. As atividades abrangem empreendedorismo, em que os jovens poderão encontrar novas formas de gerar trabalho e renda e, com isso, melhorar suas próprias vidas e a vida de seus familiares e comunidade; informática e inglês, capacitando-os para o mercado de trabalho; recreação, conscientizando-os sobre seus direitos e deveres; além de cinema, reforço escolar, psicologia, matemática, meio ambiente, reciclagem, artesanato, desenho/pintura, teatro e leitura.

Em contrapartida, a equipe envolvida no projeto contribui para a sua manutenção e continuidade, com a captação de  voluntários para ministrar cursos de capacitação profissional e atividades recreativas. Foram realizadas palestras semanais na FECAP,  para realização de parcerias com mercados, padarias e restaurantes. Assim, tivemos grandes resultados até então. Os principais foram aumento de aulas ministradas e professores voluntários, alunos alimentados em todas as atividades do projeto e a diminuição da vulnerabilidade social dos jovens da Vila Progresso!

Os esforços para transformar vidas não param por aí. Em breve, temos certeza que novas e ainda mais melhores notícias virão. Acompanhe de perto!

Compartilhe