5
Feb 2019

Consciência ambiental começa cedo com o PEC

A criação de hábitos acontece na nossa vida desde que somos crianças. Isso, aliado à educação familiar e escolar, é que molda grande parte das nossas atitudes, nossa relação com outras pessoas e com a natureza que nos cerca. Pensando nessa premissa, três engenheiras ambientais e sanitárias desenvolveram o Programa Escola Consciente – PEC, um projeto de mudanças culturais e conscientização pela responsabilidade ambiental nas escolas. 

Se é desde cedo que se aprende, o objetivo foi impactar principalmente crianças e adolescentes da rede pública de Ribeirão Preto na sensibilização e conscientização do uso racional da água potável, introduzindo os conceitos de eficiência energética e ensinando como separar corretamente o lixo, além de orientar crianças a cuidarem da horta escolar, abrangendo alimentação saudável e desenvolvimento sustentável. Hoje, com o apoio do Instituto MRV, os resultados puderam ser potencializados. 

Os alunos receberam as orientações teóricas e vivenciavam experiências com as modificações feitas na escola piloto, com a oportunidade de compartilhar os resultados de seus aprendizados para suas famílias e comunidades. Isso possibilitou a expansão da consciência ambiental, otimizada no plantio de árvores nas escolas públicas do município e no convite de quatro escolas públicas para implantação do projeto PEC.

Por enquanto, foram 800 pessoas impactadas diretamente e a geração de uma economia de 40% de energia na escola (equivalente a R$ 3,8 mil ao mês). Daqui para frente, o objetivo é transformar a metodologia desenvolvida pelo PEC em uma certificação para educação ambiental a ser implementada nas escolas, disseminando as práticas ambientais.

O desenvolvimento da consciência ambiental representa economia e mais vida para o planeta, por isso comemoramos com alegria esses resultados!

Assista ao vídeo sobre o projeto aqui: https://youtu.be/z4DSwiBbiwM
 
 



Fonte: Instituto MRV
Compartilhe