13
Nov 2019

A alfabetização vai além de conhecer as letras e palavras


Neste 14 de novembro, Dia da Alfabetização, o Instituto MRV quer dialogar com você a respeito desse assunto tão importante para a vida das pessoas. Afinal, a alfabetização é um processo que começa muito antes da entrada da criança na escola. É por ele que se adquire o domínio de um sistema linguístico e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever. E, tão importante quanto conhecer o funcionamento desse sistema, é poder se engajar em práticas que estimulem o letramento.

Alfabetizar e letrar são duas missões para serem concluídas concomitantemente no período de alfabetização. Isso porque deixou de ser satisfatório na formação da criança o desenvolvimento específico da habilidade de codificar e decodificar a escrita. Alfabetizar é ir além de conhecer as letras e sua relação com os sons, palavras e frases; é preciso trabalhar com textos reais, estimulando a leitura e a escrita dos diversos gêneros textuais.

Como colocar isso em prática no ambiente escolar

Promover um ambiente alfabetizador é promover um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita para as crianças participarem. O objetivo é estimular o desenvolvimento cognitivo: tudo que for desafiador e possível de ser realizado propiciará um processo de ensino e aprendizagem muito mais harmonioso.

Quer saber como montar um ambiente alfabetizador? Atenção às orientações abaixo:

  • Criar um alfabeto num varal, perto das crianças e na altura delas

  • Ter um espaço para exposição de textos usados na leitura compartilhada, para que eles possam recuperá-los quando quiserem.

  • Criar uma pequena biblioteca, com materiais diversos de leitura.

  • Criar um banco de palavras.

  • Ter um Numerário (sequência numérica de 0 a 10 e numeral/ quantidade/ número).

 

Dessa forma, a sala de aula estará preparada para despertar o interesse das crianças pela leitura, pela escrita e pelo material didático!




Fonte: Instituto MRV
Compartilhe