29
Mar 2016

Construindo Projetos e Sonhos

O Instituto MRV, organização sem fins lucrativos fundada pela MRV Engenharia em 2014, abre hoje a primeira chamada pública para patrocinar projetos sociais na área de educação. Serão contempladas iniciativas educacionais focadas em esporte, meio ambiente e cultura. O valor do patrocínio é de R$ 50 mil e as instituições sem fins lucrativos e pessoas físicas entre 18 e 35 anos poderão se inscrever até 15 de abril.

Com o lançamento da chamada pública, o Instituto MRV, que já desenvolve intenso trabalho de responsabilidade social desde sua criação, gerenciando projetos voltados para a educação e a preservação ambiental em todo o país, amplia sua parceria na área de projetos sociais. Hoje, o instituto contribui para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde a MRV Engenharia atua, incentiva o voluntariado entre os mais de 25 mil colaboradores da empresa e oferece cursos de alfabetização, capacitação profissional e inclusão digital para os funcionários.

Os formulários para inscrição estão disponíveis no site do Instituto MRV: www.institutomrv.com.br. Os projetos devem ser desenvolvidos em Belo Horizonte, São Paulo e regiões metropolitanas. Uma comissão avaliadora será responsável pela seleção dos projetos.

 

São os seguintes os critérios a serem considerados pela comissão avaliadora: instituição privada sem fins lucrativos ou de pessoas físicas entre 18 e 35 anos; motivação para a elaboração do projeto e melhorias pretendidas; benefício social; viabilidade técnica e financeira do projeto; capacidade gerencial, técnica e administrativa para desenvolver o projeto; compatibilidade entre a duração do projeto com as atividades propostas e compatibilidade entre custos e benefícios.


Os responsáveis pelos projetos selecionados receberão treinamento e capacitação do Instituto MRV para o desenvolvimento das iniciativas aprovadas.


ENTUSIASMO Ao falar sobre o Instituto MRV, o empresário Rubens Menin Teixeira de Souza, presidente do Conselho Administrativo da MRV Engenharia, não consegue esconder o entusiasmo, ao mesmo tempo em que faz questão de afirmar que a iniciativa de desenvolver projetos de responsabilidade social não é só sua, é de toda a empresa.
 

"Mais de 50% dos acionistas da MRV são investidores estrangeiros. E todos dão apoio integral ao instituto. Sou apenas o presidente do conselho. Hoje, investimos 1% do lucro diretamente em ações sociais. A responsabilidade social é muito pouco desenvolvida no Brasil e precisamos mudar esse cenário", afirma o empresário.
 

Ele lembra que nos Estados Unidos, por exemplo, a filantropia é um hábito arraigado e abrangente, com as empresas desenvolvendo políticas de apoio financeiro a um grande número de ações beneméritas de alcance muito amplo, inclusive com transferências para iniciativas em outros países.
 

O empresário considera que há uma transformação da mentalidade das pessoas e das empresas no Brasil com relação à filantropia e à responsabilidade social, e destaca a participação dos colaboradores da MRV Engenharia nas atividades do Instituto MRV, com todos se envolvendo em iniciativas como a construção e a reforma de escolas e centros de saúde, doando sua força de trabalho numa iniciativa coletiva.
 

Rubens Menin faz questão de ressaltar que a responsabilidade social começa na própria empresa, citando o Programa Escola Nota 10, na qual os colaboradores da MRV têm aulas de alfabetização, capacitação profissional e inclusão digital. Eles chegam ao canteiro de obras, trabalham por uma hora e em seguida vão para as aulas, com duração de 90 minutos.

 

Ações do Instituto MRV

» Construção de dois prédios na Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo e apoio a 200 jovens, com o pagamento de um salário mínimo mensal para mantê-los na instituição

» Patrocínio ao Instituto Minas pela Paz

» Criação do programa Escola Nota 10, para alfabetização, capacitação profissional e inclusão digital em mais de 125 canteiros de obras. Cerca de 2 mil alunos são atendidos pelo programa

» Patrocínio ao Júnior Achievement, associação educativa voltada para o desenvolvimento do espírito empreendedor dos jovens

» Reforma e construção de unidades básicas de saúde nos bairros Sapucaias e Bernardo Monteiro, em Contagem

» Reforma e construção de escolas e creches em Campo Grande, Paulínia, Ribeirão das Neves, São José dos Pinhais, Valparaíso e Contagem

» Reforma e doação à prefeitura de casarão no Bairro Castelo, em BH, para sediar o Centro de Educação Ambiental e o Programa de Recuperação da Bacia da Pampulha (Propam)

» Construção e doação de equipamentos para o Centro Solidário de Educação Infantil, em Uberlândia, em parceria com o Servas, a MRV e a prefeitura

 

SERVIÇO

Inscrições: até 15 de abril

Onde: Formulários e informações estão disponíveis no www.institutomrv.com.br

Quem pode participar: Instituições sem fins lucrativos e pessoas físicas entre 18 e 35 anos

 

Conexão com a comunidade

Para o presidente do Conselho Administrativo da MRV Engenharia, Rubens Menin, há duas ferramentas fundamentais no desenvolvimento da filantropia e da responsabilidade social: a conexão e o convencimento. Ele cita como um exemplo de conexão e convencimento a reforma e ampliação de uma escola em Ribeirão das Neves, na Grande BH, onde a MRV tem um empreendimento. As obras são feitas pelos colaboradores da empresa, que doam parte da sua força de trabalho na recuperação da escola.
 

"Os funcionários estão extremamente satisfeitos com a iniciativa. Eles foram convencidos a participar das obras e estabeleceram uma conexão com a comunidade. É isso que buscamos. Hoje, a MRV está presente em 140 cidades de 19 estados e no Distrito Federal e precisamos participar da melhoria das condições de vida de nossos clientes", diz Menin.
 

O empresário também fala com orgulho do apoio que o Instituto MRV dá à Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, em BH, que hoje abriga quase 1 mil crianças e adolescentes, e da construção e doação de equipamentos para o Centro Solidário de Educação Infantil em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A parceria é contínua e diretores da empresa estão sendo presentes nos dois locais, orientando e contribuindo para o desenvolvimento desses projetos sociais.
 

INSPIRAÇÃO Rubens Menin revela que todo o dia lê uma passagem do Evangelho e que isso inspira seu cotidiano. Ele defende que a educação religiosa, qualquer que seja ela, faz bem, é boa, contribui para desenvolver a generosidade e a solidariedade. "Nos falta a crença da ajuda ao próximo. Temos uma missão na vida. Não podemos nos fechar em um castelo e ficar vendo todo mundo de longe." (AF)

 



Fonte: Jornal Estado de Minas
Compartilhe

Notícias Relacionadas

Escola de alfabetização em Presidente Prudente da MRV

Trabalhadores buscam qualificação para crescimento profissional.

Instituto MRV é parceiro do Criança Esperança

Na construção do Espaço Criança Esperança na Serra, em Belo Horizonte/MG

MRV apoia Cidade dos Meninos de São Vicente de Paulo

Há mais de 15 anos, a MRV acredita e apoia diversas ações na Cidade dos Meninos de São Vicente de Paulo