27
May 2019

Criança vê, criança faz: a importância de um bom exemplo

Não adianta apenas ditar regras para a criança obedecer você. É preciso dar o exemplo. Sabe aquela história de que os filhos são reflexos dos pais? "Filho de peixe, peixinho é"? Pois é a mais pura verdade!

Se você é um desses adultos que finge que a criança é "surda" ou não entende nada pela idade que tem, é bom repensar: ela, na verdade, está antenada a tudo e observa tudo que acontece ao seu redor. Ao negar esse fato, muitos pais não se dão conta de que cada um de seus gestos e atos está influenciando o comportamento e a formação do caráter dos pequenos. Ao se esquecerem disso, podem acabar dando mau exemplo às crianças.

As crianças aprendem por imitação e procuram copiar principalmente as pessoas com quem têm maior interação. Portanto, seja o modelo de comportamento que você quer para seu filho. Faça o que você pede para a criança fazer. É só imaginar a confusão que causaria nela, por exemplo, se ela for ensinada a ser bem educada com as pessoas e presenciar o pai ou a mãe sendo rude com alguém. É preciso evitar tratar temas pesados que a criança não vai compreender; também não brigar, discutir ou fazer ameças na frente delas.  Quando a família estiver reunida, o ideal é que você priorize a harmonia e dê exemplos de boa conduta.

Para mostrar como isso tudo é importante, a National Association for Prevention of Child Abuse and Neglect (NAPCAN), entidade australiana de combate ao abuso infantil, lançou o vídeo Children See, Children Do ("Crianças veem, crianças fazem"). No filme, os pequenos aparecem imitando tudo o que os adultos fazem, inclusive coisas bem ruins.
Assista:

(vídeo https://www.youtube.com/watch?v=jOrGsB4qG_w

 



Fonte: Instituto MRV
Compartilhe