8
Jan 2019

Mais de 1 milhão sem o ensino médio no Brasil

Esse é o principal dado relacionado à educação de jovens brasileiros com 19 anos, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 2012 a 2018 (Pnad-C), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E o cenário ainda piora: desses mais de 1 milhão que não concluíram o ensino médio, 62% não estão mais na escola.

Ou seja, existem dois grandes desafios aí: garantir que esses jovens possam concluir o ensino médio e trazer de volta os 62% que abandonaram os estudos, além dos esforços contínuos de reverter a trajetória difícil e de insucessos da educação básica no Brasil. Em relação ao ensino fundamental, as taxas de conclusão têm se mantido estáveis, apesar de uma queda no número absoluto de concluintes (isso se deve à redução da população de 16 anos). 

De qualquer forma, os números do levantamento apontam que o país apresentam um patamar baixo de qualidade na educação básica, mesmo com melhorias quanto a mais ofertas de acesso à escola. Só que, quando há mais ofertas, mas a qualidade é abaixo do esperado, os resultados não têm como serem bons.

Uma solução seria arquitetar uma estratégia nacional, de atuação sistêmica e integrada entre estados e municípios, para que nossos jovens concluam a educação básica na idade certa. 




Fonte: Instituto MRV
Compartilhe