14
Aug 2019

Onisciente e Onipresente: a informática está em tudo

Os computadores e o universo digital mudaram a nossa maneira de ver e aprender sobre o mundo. Não à toa, esse efeito mereceu um dia exclusivo no calendário para comemorar.

Hoje, 15 de agosto, é o Dia da Informática, e vamos conversar um pouco sobre como a informática e os conhecimentos relacionados à era digital podem impactar sua vida pessoal e profissional.

No âmbito pessoal


Já percebeu como a informática e a internet (que praticamente andam juntas, como irmãs siamesas) existem em quase tudo o que fazemos na nossa rotina? A ponto de muita gente se perguntar como era a vida antes dos computadores e do universo on-line?

Além do hábito já enraizado de navegar pela internet, fazendo disso um hábito diretamente relacionado ao www, é lá que consumimos muitos produtos e experiências que talvez não encontremos no “mundo real”. Cada vez mais conhecemos novos smartphones, veículos, roupas, relógios, óculos e gadgets ligados a este universo, evidenciando a convergência entre as realidades virtual e física. Ou seja, nosso cotidiano está sempre mais automatizado e instantâneo. O que requer, para não “ficarmos para trás”, dominar as novas tecnologias. Para isso, aprender informática é essencial.

Entender as funcionalidades que o computador oferece garante uma série de benefícios interessantes, como entrar em contato com parentes e amigos distantes, buscar informações, trocar conhecimento, se atualizar sobre as redes sociais, fazer compras on-line e até transações bancárias, sem precisar sair de casa.

No âmbito profissional


Se os dados digitais invadiram nossa rotina doméstica, o mesmo aconteceu com o ambiente de trabalho. O que significa que, para sobreviver ao mercado, saber informática é igualmente fundamental. Além de saber usar o computador em si, com as funcionalidades modernas é possível realizar reuniões por chats de vídeo conferência, criar e editar planilhas colaborativas, controlar e distribuir tarefas aos colaboradores, dominar softwares que facilitam enormemente a performance tanto em qualidade quanto em tempo etc.

Dessa forma, perceba que os conhecimentos de informática básica deixaram de ser desejáveis e tornaram-se requisitos fundamentais para trilhar uma carreira profissional de sucesso, seja de qual área de atuação for.  
Com funções relacionadas à tecnologia estão cada vez mais intrínsecas ao nosso dia a dia (o que é, claro, um reflexo do avanço da transmissão de dados), quem não se especializar e dominar as ferramentas digitais pode perder grandes oportunidades profissionais.

E, quando se trata de oportunidades para crescer, o Instituto MRV torce para que elas cheguem a todos.



Fonte: Instituto MRV
Compartilhe